Deixou suas milhas vencer neste ano de 2022? Já sabe quais as principais dicas para aproveitar ao máximo toda sua pontuação? Venha que nós vamos te mostrar as principais orientações dos especialistas.
Agora que você já sabe como acumular mais milhas nas compras de final de ano é hora de compreender como não deixar seus pontos expirarem ao longo de 2023.
Primeiro é importante ressaltar que milhas aéreas e pontos são como uma moeda. Suas milhas / pontos valem dinheiro, porém ao contrário das notas, eles expiram. Então, com a “Validade de Pontos” temos que agir dentro de um determinado período para não perder nossos investimentos.
A EXPIRAÇÃO!
Os acúmulos realizados têm expiração, portanto é necessário atentar-se sempre junto a empresa onde você possui a pontuação / milhas. A média para expiração, são de mais ou menos 2 anos, mas cada empresa possui seu próprio regulamento e administra os prazos de uma maneira.
Por isso é importante acessar a página e/ou aplicativo e se informar ao certo de quanto tempo os pontos acumulados expiram. Sendo que há a possibilidade de entrar em aplicativos que fazem o gerenciamento dos pontos, os mais comuns sendo o AwardWallet e Oktoplus.
Lembramos que as plataformas de acúmulo e transferência possuem programas específicos onde você pode pagar um valor mensal para acumular mais pontos e estender a validade dos seus pontos, sendo que alguns nem possuem prazo de expiração.
OPÇÕES PARA NÃO PERDER PONTOS:
Um dado importante de abordar antes de iniciar o assunto são as perdas de pontos / milhas no Brasil em 2022. No 1° semestre do ano, entre janeiro e julho, tivemos 12,8 milhões de transações de pontuações. Ao pegar um comparativo com a pontuação total acumulada, a taxa de perda de milhas / pontos ficou em torno de 15,6%, registrando um crescimento em relação a 2021, foram mais de 58,2 bilhões de pontos expirando entre julho de 2021 e julho de 2022, um número gigantesco em comparação as milhas negociadas.
Assim fica o questionamento, o que poderíamos fazer com apenas 1% desses 58 bilhões de pontos / milhas? Como poderíamos utilizar e não deixar eles expirarem?
TRANSFERÊNCIA PARA PROGRAMAS PARCEIROS:
Caso você tenha pontos próximos do vencimento, pode realizar a transferência para um parceiro. A validade da sua pontuação vai contabilizar conforme o regulamento do programa onde seus pontos estão sendo inseridos. Cada empresa trabalha de uma maneira e tem seus benefícios no momento da transferência pesquise sobre a companhia e veja se ela é a melhor escolha.
Um exemplo simples é imaginar que se tiver pontos vencendo nos próximos 60 dias, ao realizar a transferência deles para um programa fidelidade como a Latam Pass terão validade de 2 anos da transferência.
Atenção: fique sempre atento às promoções de bônus na transferência de pontos, os programas de cartões tem parcerias com companhias aéreas, assim além de uma nova validade dos pontos é possível ganhar mais pontos ou em um cenário ruim, não ter tanta perda.
TROCA POR PRODUTOS:
Uma das opções mais utilizadas é a troca da pontuação por produtos nos shoppings online fornecidos pelos programas de acúmulo, porém sem perceber você pode estar perdendo dinheiro, pois com a facilidade da troca, acabamos nos limitando a uma única opção, sendo que muitas vezes ao realizar a transferência você pode acumular novamente e ainda negociar sua pontuação. Portanto acaba dobrando suas possibilidades. Nos sites das companhias também existe essa opção de trocar os pontos por produtos.
Como abordamos acima, os pontos e milhas são como dinheiro, por isso é importante levar em consideração a cotação das milhas antes de qualquer transação, muitas vezes vale mais a pena vender os pontos e com parte do dinheiro comprar o mesmo produto.
EMITIR PASSAGENS AÉREAS:
A emissão de passagens aéreas é uma opção onde os pontos são trocados por uma viagem, sendo uma das opções mais úteis e mais utilizadas no Brasil. O custo benefício desta opção é surpreendente, pois você pode ir acumulando os pontos durante 1 ano e em suas férias não gastar com passagem.
VENDER OS PONTOS:
A venda de milhas e pontos é uma realidade, existem diversos sites onde podemos fazer transações da pontuação em troca de dinheiro. Cada empresa tem uma cotação diferente e um valor mínimo para negociação diferente. Sempre no momento de negociar avalie todas as opções e valores oferecidos no mercado.
Entre as diversas empresas que compram milhas, o valor dos milheiros da Compro Milhas geralmente é o mais alto do mercado, podendo fazer mais dinheiro com a venda dos pontos. Os milheiros que as empresas mais trabalham são programas fidelidades da Latam Pass, Tudo Azul e Smiles; há muitas dessas empresas que também trabalham com Miles & GO, sendo que as plataformas do Santander Esfera e Livelo a Compro Milhas é a única que atualmente negocia.
Para realizar a venda dos pontos você precisa se cadastrar nos sites específicos que compram milhas, informando o login e senha do programa de pontos, sendo que os mesmos serão utilizados na conta da própria pessoa.
